01/02/2012

A última da América do Sul


Os jovens de hoje conhecem bem o pirata Jack Sparrow interpetrado pelo ator Johnny Depp.


          

Para os mais antigos podemos citar: Bartholomew Roberts (Bart, o Negro), Edward Teach (Barba Negra),   John Rackham (Calico Jack), Os irmãos Barbarossa (Barba Ruiva), Francis Drake (Draco) já mencionado em post anterior, Calico Jack Rackham (Calico Jack), primeiro a usar a caveira na bandeira, Willian Kidd (Capitão Kidd), Black Bartolomeu Roberts, Ching Chih, uma das mulheres mais poderosas dos mares comandando uma frota de mais de 100 navios. Muita historia real transformada em livros e filmes que hoje não reprisam mais, que pena.

     Bart, o Negro                     Barba Negra                   Calico Jack

    

                         Os irmãos Barbarossa (Barba Ruiva)                   Draco

    

Por quê, estou falando de piratas? Porque estamos na “zona de piratas”, só a data é diferente. Esses e outros piratas á 200 ou 300 anos atrás dominavam esta área. No Caribe temos Puerto Escondido, Los Córdobas, San Bernardo de Viento, San Antero, San Onofre, Turbaco, Puerto Non Pendales, Manzanillo e Cartagena de Índias. Nestes e em muitos outros locais desta região concentra-se o maior número de naufrágios de Navios, seja Inglês, Espanhol ou Português, seja oficial ou pirata.


   

De Aracataca-COL, 250 km depois, estaremos chegando a Cartagena de Índias-COL, Distrito Cultural, Turístico e Histórico da Colômbia.


  

Cartagena foi fundada em 1533 e nos séculos XVII e XVIII a cidade foi intensamente fortificada devido aos piratas, corsários e exércitos. Em 1610 estabeleceu-se em Cartagena das Índias a sede do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
Em 1984 foi inscrita no Patrimônio Mundial da UNESCO com o nome de Porto, Fortalezas e Conjunto Monumental de Cartagena.

   

Só para esclarecer: Pirata é aquele que segue, cerca, invade e pilha outra embarcação, se apossando dos tesouros e armas do invadido, e Corsário é o pirata formado ou contratado por um governo ou poder para saquear. A Inglaterra fez muito isso sobre os navios Espanhóis. Os ingleses eram os bandidos e os Espanhóis os mocinhos? Não, os espanhóis, os portugueses, os ingleses, os holandeses, resumindo era tudo farinha do mesmo saco. Os europeus vinham para as américas para saquear, matar, invadir, explorar, escravizar, estuprar e essas coisinhas básicas e barbaras de qualquer bandido. Hoje se tratam como aqueles do Senado que conhecemos, deixa pra lá, bandido tem em qualquer lugar mesmo.
Voltando á viagem. Ainda lembra. Nossa! Quanta coisa pra contar.
Bem! Mar, navio, pirata, ufa. É nossa vez, vamos embarcar nessa. Embarcaremos para o Panamá daqui de Cartagena.
   

Já comentei, no passado, que o acesso por terra não é possível, ou é muito difícil, então carros nos navios em direção á Colón-PAN e sairemos da América do Sul.

 

Os textos aqui constantes foram em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

1 comentários:

Caro Deri,

Você que conhece tudo, ou pelo menos é um pesquizador nato, não tem preguiça de pesquizar, deves achar a travessia pelo Darièm Gap da Colombia para o Panamá, vai ser uma aventura e tanto, inesquecível, por favor vá fundo, tudo pela Aventura ao Alaska.

Abraços, Carlos & Sônia