13/02/2012

Costa Rica de cabo a rabo


Vamos atravessar a Costa Rica em pouco mais de 6 hora.


 Da divisa do Panamá á divisa da Nicarágua passaremos por 10, sim DEZ grandes reservas naturais:

Reserva Biológica Hitory Cerere,  Localizado a 60 km ao sul de Puerto Limon tem 22.620 acres (9.154 ha). É um parque robusto e rustico, que oferece poucas instalações, apesar da sua proximidade com uma rodovia principal.

  

Parque Nacional Barbilla, Há 24 anos vem sendo considerado uma área protegida e somente oito parque nacional, a dificuldade de acessá-lo impediu que muitos turistas nacionais e estrangeiros soubessem algo sobre ele. Atualmente, para percorrer uma distância de 17,5 km de largura, devido o mau estado da estrada só dá acesso a veículos de tração 4x4. Mesmo nesses veículos, a viagem pode demorar horas. Isso faz com que o parque seja visitado por poucas pessoas que vêm com esses veículos, muito menos para 'mochileiros'.


   

Parque Nacional Tortugero, está localizado dentro da Área de Conservação de Tortuguero. O pantanal é de uma importância internacional, e é o terceiro parque mais visitado em Costa Rica, apesar do fato de que ele só pode ser atingido por avião ou barco.Existe um sistema muito complexo hidrológico formado por rios, canais e lagoas. Este sistema é utilizado por habitantes Tortuguero para fornecer suprimentos gerais.


   

Parque Nacional Braulio Carrillo, situa-se no vale Nordeste Central, na Cordilheira Vulcânica Central, entre os maciços da Poas e Irazu. Incluído dentro de seus limites o Black Barva e Cacho e Monte Zurquí, desde o Alto de la Palma (Morávia) para Selva Biological Station (Sarapiquí). Tem dois setores: Quebrada Gonzalez, ao lado do San Jose-Guápiles e Volcano Barva localizado a 4 km de Sacramento em Barva de Heredia.


  

 Parque Nacional Juan Castro Blanco, está ocalizado na província de Alajuela, a leste de Ciudad Quesada é cercado por distrito água Zarcas, Veneza, Zapote, Laguna, Tapezco, Palmyra, Norte Sarchi, Amarillo Toro e Rio Cuarto. Possui uma área de 14250 hectares. Esta área de deserto é protegida, tem recursos hídricos importantes para o norte, serve para consumo humano e Industrial, geração de recursos de energia hidrelétrica. Os Rios Platanar, Toro, Aguas Zarcas, Três Amigos e Antigos, além de outros, nascem neste lugar. Proteger as áreas de floresta primária, dividido em 5 zonas com importantes espécies de flora e fauna.


  

Parque Nacional Vulcão Arenal tem 29.692 acres (12.016 ha) e está localizado dentro da maior Área de Conservação, Arenal, com 504.094 hectares (204.000 ha), que protege cerca de 16 reservas entre o Tilarán e serras de Guanacaste. Esta área contém uma grande riqueza de complexidade geológica e biológica, como evidenciado pelo vulcão ativo e incrível Arenal. Na verdade, este parque nacional tem dois vulcões - a 5.357 pés (1.633 metros) Vulcão Arenal e 3.740 pés (1.140 metros) Vulcão Chato. Este último esteve inativo por cerca de 3.500 anos e tem uma cratera recolhida que contém uma lagoa de imagem perfeita.


   

Parque nacional Volcán Tenorio,  Com um vulcão de uma altura de 1916 metros e está localizado no canto noroeste do parque e se estende muito para o sudeste. Poucos turistas visitam o parque por causa de seu afastamento. Quem desfrutar das trilhas desafiadoras será recompensado com uma variedade de vida nas florestas da nuvem em torno do vulcão.


   

Parque Silvestre Caño Negro, A poucos quilômetros da fronteira com a Nicarágua estabelece uma fenomenal observação de pássaros e céu turismo natural. Situado no Norte da planície tem 25.000 acres (10.000 hectares) de áreas úmidas de florestas tropicais, pântanos e que compõem o Cano Negro National Wildlife Refuge (Refúgio Nacional de Vida Silvestre Cano Negro).


   

Parque Nacional Rincón de la Vieja é um imenso parque e seu vulcão mais famoso, Rincón de la Vieja está 1.916 metros acima do nível do mar, que se estende por 400 quilômetros quadrados de terra. Sua formação é devido à explosão simultânea de vários cones vulcânicos que cresceram e se uniram em uma única montanha. Eles identificaram nove locais diferentes da atividade vulcânica no topo da montanha. Um é ativo, os outros estão sendo lentamente corroído pelos elementos. As fontes termais e gêiseres de vapor são uma ocorrência comum nesta área. Há também lagos que contêm dióxido de enxofre, com camadas de vapor em agitação constante. Atividade térmica no parque na época das chuvas aumenta a quantidade de água que continuamente aquece e evapora.


   

Parque Nacional Guanacaste. está localizado na parte leste da rodovia Interamericana, em frente ao Santa Rosa National Park. Em 1989 criada para a proteção das florestas tropicais nas encostas de vulcões Orosi e Cacau, este projeto foi fundada para proteger as rotas migratórias de centenas de animais que migram para terras mais altas durante a estação seca. O parque contém várias trilhas interessantes e locais de estudo diversas, das quais pelo menos uma é aberta ao público, fotógrafos e pesquisadores. 


   

E olha que tem muito mais, estes são apenas os que estão no caminho. 
Destes ainda estamos analisando as parada que deveram ser de em 2 ou 3 parques a serem visitados.


Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/            

0 comentários: