31/01/2012

Vamos á Aracataca


Aracataca-COL é um município localizado no departamento de Magdalena. A fundação de Aracataca remonta a 1885, tendo sido elevada ao status de município em Abril de 1915 pela Portaria nº 8, quando se separou do município de Pueblo Viejo. O primeiro secretário-geral da Câmara Municipal foi o senhor Juan Jacobo Restrepo Gonzalez. No final do século XIX United Fruit Company colonizou a terra e começou a cultivar banana na região. Trabalhando em conjunto com o governo, aterrorizaram seus trabalhadores na chamada república das bananas, termo que caiu no uso popular (Não sei onde já ouvi isso!). Depois de algumas décadas a empresa faliu, logo depois, em parte devido à recessão mundial e logo depois da guerra. Desde então a cidade ficou escondida atrás de uma cortina de violência até que foi recentemente redescoberta por artistas locais e investidores estrangeiros.

    

Seu nome tornou-se mundialmente famoso como o berço do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Márquez.

  

Em 25 de junho de 2006, houve um referendo para mudar o nome da cidade para "Aracataca-Macondo", falhou devido a um baixo comparecimento.
Macondo é "uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos".

                                   

Assim começa o livro do Gabriel Garcia Márquez, este que é o último grande contador de história do século XX da literatura ocidental. Macondo é uma aldeia por hora pacata, em que vivem trezentas pessoas, em que se passa o romance Cem Anos de Solidão. Fora construída por José Arcadio Buendía na sua juventude, quando com os homens, mulher e criança, atravessaram a serra procurando uma saída para conquistar o mar, contanto, após vinte e seis meses de luta, desistiram e fundaram a fictícia Macondo no lugar onde José Arcadio Buendía havia sonhado com uma cidade onde as casas tinham paredes de espelho.
Macondo foi baseada na cidade da Aracataca, onde Gabriel G. Márquez viveu parte da sua infância. Macondo era o nome de um bananal que se localizava nas imediações da cidade e na Língua Bantu quer dizer Banana. Dizem também que Macondo foi inspirada por William Faulkner's fictionalized Yoknapatawpha Country. Embora alguns digam que o escritor não tenha lido nenhuma peça de Faulkner enquanto escrevia o Romance.
A cidade aparece pela primeira no livro 'A revoada', Logo após em Cem anos de Solidão. Em péssima hora, outro romance de Garcia, Macondo é citada em uma parte, fazendo uma ligação evidente entre os dois romances. Na narrativa de Cem Anos de Solidão, a cidade cresce a partir de um pequeno assentamento com quase nenhum contato com o mundo exterior, para eventualmente tornar-se um grande e próspero lugar, antes apenas um bananal. O estabelecimento do bananal vai levar Macondo a queda, seguido por uma gigantesca tempestade de vento que vai limpa-la do mapa. Como a cidade cresce e cai, as diferentes gerações da família Buendía desempenham um papel importante, contribuindo para seu desenvolvimento.

Os textos aqui constantes foram em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: