21/12/2011

Um brinde, mas não se engane, é pisco – As culturas e seus nomes.


===========  Blog Oficial   ==========
        Visite    www.blogdomartinelli.com.br


Nós brasileiros que estamos acostumados com a Língua Portuguesa, considerada a Língua mais rica do mundo, temos mais de 435 mil palavras, e nos surpreendemos com palavras pouco usuais o que dirá de palavras estrangeiras? Não precisa ser muito diferente como estamos vendo agora, em espanhol ou nativas das Américas, isso dá até livro, e já existem, está na internet.

Até aqui já vimos: Cusco, Tiahuanaco, Arequipa, Huatanay, Machu Picchu, Desaguadero, Colca, Lupaca, Chachani, Oso de Anteojos entre muitas outras que até para ficar pouco mais inteligível as traduzi.
 

Veremos centenas de outras como Tumbe, Cuenca, Bucaramanga e daí pra frente. Até Goascorán, lembram?
Então, se um nome muito estranho aparecer, não assustem, pois poderia ser pior, poderíamos estar viajando na Holanda, ou na Rússia onde 4 consoantes é normal em uma palavra.

Seguindo nossa viajem viramos a bússola para o norte e seguimos para Tumbes-PER. São 1525 Km na costa pacífica do Peru. Vamos margeando para cima. Passaremos por Trujillo-PER e Piura-PER mas as paradas serão, como gosto de dizer, estratégicas, para comer, ir ao matinho e continuar na estrada.
   

Tumbes-PER também é uma cidade pequena, arrumadinha e lá visitaremos o Santuário Nacional los Manglares de Tumbes que se estabeleceu em 2 de março de 1988. A importância dele é devido que é a única amostra representativa de florestas de pântanos no Peru. 
    

Fica situado no departamento Tumbes, município de Zarumilla. Tem uma extensão de 2 972 hectares. Este ecossistema é um do mais produtivos porque sustenta uma produção somada e múltiplo entre produtos indiretos diretos e intangíveis. Produz Lenha, estacas e suportes. Esta área também é refúgio de fauna selvagem, principalmente em tempo seco, e lugar de reprodução de muitas espécies de crustáceos, pássaros, peixes e mamíferos. 

       Choza del Manglar                                            Patinhas de Caranguejo
  

  

Os pântanos constituem uma barreira natural contra a erosão que produzem as ondas e marés. É um área natural muito pouco conhecida que propicia a investigação científica e oferece condições favoráveis ao desenvolvimento da educação, do turismo e das atividades recreativas. 
A comunidade de pântano em Tumbes é tipificada por quatro espécies: o mangle vermelho (Rhizophora mangle), o mangle salado (Avicennia germinans), o mangle branco (Laguncularia racemosa), e o mangle boton (Conocarpus erectus). 
Gente, não se impressionem pelo nome, é tudo plantinha.

              Vermelho                                       Salado
   
             Branco                                          Boton
  

Quanto a fauna aquática, existem 33 espécies de caracóis, 34 de crustáceos, 24 de moluscos com conchas (com conchas, isso é importante, com conchas) e 105 peixes que são recursos que os pescadores artesanais extraem para a alimentação da população local. Estes pântanos também são refúgio para o crocodilo de Tumbes (Crocodylus acutus), espécies que estão em perigo de extinção. 
Esta área abriga numerosas espécies de aves,7 como garças de diferentes espécies e o pássaro fragata (Fregata magnficens) entre outros. Quanto aos mamíferos, registrou o urso manglero ou mapache (Procyon cancrivorus). 

  
  
  

O objetivo principal do Santuário Nacional dos Pântanos de Tumbes é proteger e conservar estes pântanos como a única amostra representativa deste ecossistema e para a fauna que lá habita principalmente os invertebradps aquáticos. 


Os textos aqui constantes foram em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/










0 comentários: