20/12/2011

Cuscuz com Picolé – Um brinde, mas não se engane, é pisco


===========  Blog Oficial   ==========
        Visite    www.blogdomartinelli.com.br


É difícil acreditar que o homem é capaz de construções como estas. É bem difícil. Espere aí, se não acha tão difícil assim é por que você está imaginando grandes guindastes, helicópteros levando material, etecetera e tal... Queridos amigos, estamos falando do século XV, é antes do descobrimento da Terra de Santa Cruz (Brasil). Em 1.432 (leu certo, ano de Hum Mil e Quatrocentos e uns poucos), a tecnologia avançada era  “caravelas”, pode?  Os “caras” talharam as pedras, subiram com material nas costas, tanto as suas como das mulas, e fizeram a coisa toda. Realmente não deve ter sido fácil. Não mesmo.
         
            Olhas as pedrinhas                                              Olha onde
    

Cansei (da trabalheira não do local) e para sairmos desse lugar lindo, vamos para “West”, para o pacífico. No caminho, 150 Km depois, está Abancay-PER.. Cidade pequena, aproximadamente 100 mil cabecinhas, atividade agrícola e pastoral, ainda nas montanhas e muito bonitinha.
       

Lá visitaremos a Área de Conservacion Regional Choquequirao (não é gagueira), com muitas aves, plantas, o famoso Condor e o nada famoso “Oso de Anteojos”. Vamos lá, do começo.
      

Ave é aquilo que tem 2 pernas, bico e penas, fácil


Plantas: Na maioria verdes, com folhas, caule e raiz, muito fácil.
 



Condor: Além de ser uma ave, é o maior urubu do planeta, nada difícil.
    


Oso de Anteojos: Agora te peguei. Tremarctos ornatus, também conhecido  como oso frontino, oso andino, oso sudamericano, ucumari y jukumari,

 Não?


Nada?


 Vá lá. Oso é Urso, ajudou? 

Anteojos é óculos. Isso, Isso. Urso de Óculos. Aposto como ele já lê meu blog.


Nada disso...
Com vocês o Oso de Anteojos:
      

Uma gracinha, né?  Mas dizem para ficar bem longe. Eles enxergam bem, cheiram bem e comem bem.

Já vimos os bichinhos, então, roda na estrada. Vamos a mais 430 km. Vamos a Nazca-PER.

A Civilização de Nazca é uma cultura pré-incaica (antes do antes, antes dos Incas) que se desenvolveu no sul do Peru entre 300 AC e 800 DC, muito conhecida pelos gigantescos geoglifos(desenhos enormes no chão que são vistos até do espaço) que produziu nos desérticos altiplanos próximos a atual cidade de Nazca.
    

Muito mais em 

Outra produção notável desta civilização são os aquedutos (transporte de agua potável) subterrâneos extremamente engenhosos, e a magnifica cerâmica policromada, normalmente de motivo zoomórfico (forma de bichinhos).

Mais 200 Km, ainda em direção ao Pacífico, chegaremos onde? Isso, ao Pacífico.


Mais precisamente á Pisco-PER. Pisco-PER é uma cidade peruana, capital da Distrito e Província de Pisco e está localizada na região de Ica. A cidade está situada 9 metros acima do nível do Mar (a gente desce de 2.400 metros (Machu picchu) para 9 metros (Pisco), dá para imaginar?). Pisco prosperou originalmente devido a seus vinhedos e seu nome batizou o licor peruano pisco.

Pisco não é vinho, é uma aguardente feito da uva, aqui no Brasil a gente chama de "bagaceira", de origem portuguesa, agora se for no sul "grappa", de origem italiana.  


Visitaremos em Pisco a Reserva Natural e Cultural de Paracas ( não é Caracas, é Paracas, com P). A cultura Paracas que vai de 400 a 100 a.C.(já imaginaram como isso é antigo? É antes de Cristo!), surgiu na costa sul do Peru, em assentamentos como Cerro Colorado ou Areias Brancas. Embora fossem populações de caçadores e pescadores, deram origem à cultura Nazca. Atingiu um importante desenvolvimento na arte têxtil.
    





Os textos aqui constantes foram em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/





1 comentários:

Deri,

Na época da construção não havia mulas na região, elas vieram com os espanhóis só tinham as lhamas e se não estou enganado não serviam para carga.
Então, advinha ??? Os incas botaram serviço escravo para pegar no pesado....

abs, cd.