26/12/2011

Depois do descanso, ESTRADA.- O mais Alto Vulcão do Planeta.


===========  Blog Oficial   ==========
        Visite    www.blogdomartinelli.com.br

Rumo a Quito-EQU, sairemos de Cuenca-EQU pela manhã a fim de dar uma paradinha em Riobamba-EQU cidade da província de Chimborazo a 190 km.
  ==>   
Chimborazo é uma província do Equador localizada na região geográfica de Sierra. Sua capital é a cidade de Riobamba. A província tem como atração o vulcão Chimborazo.
  
Faz divisa ao norte com a província de Tungurahua, a oeste com a província de Bolívar, ao sul com as províncias de Cañar e Guavas e a leste com a província de Morona-Santiago.
O Vulcão Chimborazo é na verdade um estratovulcão (Vulcão em forma de cone, não vem em latinha) do Equador culminando a 6267 m de altitude e situado perto de Riobamba, a cerca de 180 km ao sul de Quito-EQU. É o pico mais alto dos Andes Equatoriais, dominando uma região de 50000 km² e apresentando uma base de 20 km de diâmetro. É o 17º monte de maior proeminência topográfica do mundo.
Até o início do século XIX, Chimborazo era considerado a mais alta montanha da Terra (a partir do nível do mar), e tal reputação levou a diversas tentativas de escalada. Em 1802, o naturalista alemão Alexander von Humboldt tentou escalá-lo, acompanhado por Aimé Bompland e pelo equatoriano Carlos Montúfar, mas teve que abandonar a empreitada a 5875 m por causa da rarefação do ar. A essa altura, eles alcançaram a maior altitude confirmada jamais atingida por um ser humano. Assim, é ao britânico Edward Whymper e aos irmãos Louis e Jean-Antone Carrel que cabe a honra, em 1880, de serem os primeiros a atingir o pico do Chimborazo. Diversas pessoas duvidaram de tal feito, e Wahymper escalou o vulcão mais uma vez no mesmo ano em companhia dos equatorianos David Belatarán e Francisco Campaña.
   
Sua última erupção data de mais de dez mil anos, sendo assim considerado extinto.
Ele é apelidado de Taita Chimborazo, ou seja Papai Chimborazo, a mãe sendo Mama Tungurahua.
O Chimborazo inspirou, mais tarde, o libertador Simón Bolívar, que compôs um poema sobre o vulcão.
Del Callao venían las tropas y se enteró
  Canterac, por tanto en Jauja ordenó,
  riqueza en Lima tomar y luego avanzó
   a la Sierra, dirigiéndose hacia el Sur;
  9000 hombres en tropa tenía ejército español.
  Sucre, al saber del talud que pronto se avecinaba, emprendió
 marcha al Callao que Bolívar recomendaba.
Así mismo, Riva Agüero solicitó
praotección, siguiéndole en retirada. “


Os textos aqui constantes foram em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/



0 comentários: