01/12/2011

A bússola aponta para o Norte - Virando de ponta cabeça

Objetivo principal alcançado restando o trajeto de volta. Mas para voltar é fácil. É só virar de ponta cabeça. É só rodar a bússola 180 graus. É pra baixo. É só decida.



Bem, não é tão fácil assim. Toda a dificuldade que devemos passar na ida pode ser agravada na volta. Por quê? Ora, porque você acha que vai acontecer da mesma forma que na ida. Você acha que como já passou por isso não acontecerá novamente e, se acontecer você sabe como se virar. Acho que essa é uma grande "arapuca". É o excesso de confiança que derruba os bons. Precisamos ter os pés no chão (neste caso as rodas) e encarar como um início, apenas um início de viagem.



Deixando essa filosofia barata de lado voltamos ao que interessa.
Malas prontas partimos para o Canadá, USA, Méx, bla bla bla...  tudo igual até... sim, até... vamos, você lembra.... Isso, isso, Goascorán. Eu disse que falaria dela novamente. acho que quando estiver em Goascorán será meu maior "post". Eu estou gostando de Goascorán. Atravessaremos o canal do Panamá novamente e de Panamá city ou mesmo Colón embarcaremos em um navio rumo á Venezuela de Chavez. Chavez aquele, o presidente, não o do SBT. Atravessaremos a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

   <====>     

Ah, já ia me esquecendo. Da Venezuela para a Guiana entraremos no Brasil, é, o nosso Brasil, não tem estrada direto da Venezuela para a Guiana, então vamos á Boa Vista-RO e depois a Guiana.
Pronto, terminamos o "exterior" e entramos finalmente no Brasil. Grande Brasil, que saudades.
Mais uma curiosidade geográfica da viagem que tem que ser registrada: Saímos do Brasil pelo Chuí-RS e estamos entrando pelo Oiapóque-AP.
Fomos do extremo sul das Américas até o extremo Norte e assim saímos do extremo sul do Brasil e entraremos pelo extremo Norte.
          

Os pontos de maior atenção, no que se refere a roteiro apenas, serão:
Equador => Colômbia, Colômbia=> Panamá, Panamá => Colombia, as Guianas e Suriname e já no Brasil do Amapá para Belém.
Quando tem estradas são muito ruins relevos muito acidentados, muitos rios, alagados e o "não acesso" que serão feitos pelo mar.
Estamos quase chegando.

0 comentários: