06/08/2012

O Julgamento do Mensalão


                                       
Está em evidência o maior julgamento que o Brasil já viveu e eu não poderia deixar passar.
Embora ache muito importante passar a limpo não vou me prender a falar mal desse ou daquele protagonista ou réu, deixo isso para a imprensa, o procurador e os advogados. Vou falar do mensalão político que sempre existiu e continuará a existir.
        
A nossa constituição, aquela anunciada pelo senhor Ulysses Guimarães e festejada por muitos, foi escrita para um regime parlamentarista e nós vivemos um regime presidencialista.
          
O que isto quer dizer: O Presidente não tem forças o suficiente para declarar leis, sem que o congresso não ás aprove, altere ou rejeite e o congresso, por sua vez, não consegue fazer leis que não tenham a aprovação ou veto do presidente, entendeu o nó?
                          
Como o projeto de governo, quando existem, pois acho que estão mais para medidas de governo, têm que ter a aprovação do congresso, o presidente tem que negociar com este congresso, isto é política e funciona bem levando estados e municípios a ganharem, agora se você começa a negociar cargos e privilégios, poucas pessoas ganham e a ganância cresce.
                          
Quanto maior for a concessão de cargos nas posições estratégicas, maior será o pode de negociação da base aliada, maiores serão as novas concessões e está formada a bola de neve.
                        
O Brasil, além de muitas reformas necessita de um pacto que quebre este paradigma de “quanto eu ganho” para “quanto o povo ganha”, “quanto o Brasil ganha”.
                            
Com essa imensa distribuição de cargos e posições, o presidente fica sem poder para interferir na gestão deste ou daquele ministério, neste ou naquele órgão porque “aquilo” é domínio do presenteado e dá no que dá, dá no que deu e dá no que esta dando.
           
Alguns podem não concordar comigo, é natural, más o julgamento do mensalão não mudará nada na vida do brasileiro, não mudará nada no Brasil, o que mudaria seriam estas reformas, estes pactos, esta mentalidade.
             
             
Ok que ainda não estamos preparados para isto, ok que é difícil de fazer estas mudanças, mas estes acontecimentos servem para iniciarmos fechando aqui, mudando ali. Qualquer coisa precisa iniciar esta mudança de direção, pois estamos reféns de nós mesmos.
                             


  


 “Não use drogas, a vida é uma viagem”
Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: