20/08/2012

Doação para campanha


Você já fez doação para um partido, candidato ou campanha eleitoral?
                               
Você conhece alguém que já fez isto?
                                  
Qual o objetivo de se fazer esta doação?
                          
Estas perguntas ficam na minha cabeça o tempo todo.
As respostas, não aqueles jargões de “consolidar a democracia”,  não passam de “obter vantagens”.
Sejam as legais, abater impostos de renda, como as não tão republicanas, emprego público, vantagens em concorrências ou até remuneração “por baixo dos panos”.
           
Estão aí, na mídia, noticias frequentes de escândalos envolvendo empresas e pessoas beneficiadas por este ou aquele político onde o primeiro contato sempre foi auxílio em campanha.
Conheço pessoas, não uma ou duas, mas diversas que ajudaram e ajudam em campanha e há anos trabalham com governadores, deputados, prefeitos, vereadores e por aí vai. Algumas destas pessoas nunca apareceram para o trabalho, têm apenas uma conta bancária.
               
Precisamos de uma reforma eleitoral. Não uma reforma feita por estes que se beneficiem disto, pois “as sardinhas sempre estarão em suas brasas”, mas uma reforma séria, feita e aprovada pela sociedade e juristas.
                                 
Para mim começaria por restringir gastos, se público ou privado, depois discutimos. Para reduzir gastos, corta-se agência publicitária, no horário de televisão apenas o candidato falando, sem outra imagem a não ser sua cara limpa, olhos nos olhos, projetos de governo sendo explicado.
                               
Nas ruas, nada de comício, quer fazer corpo a corpo, no chão, á pé, sem carreata ou fanfarra atrás.
Restrição do número de partidos, cadê as “cláusulas de barreiras?”. Não precisamos mais que meia dúzia de partidos, as coligações provam isto.
                        
Só estas medidas reduziriam para trinta por cento do orçamento de campanha.



  


 “Não use drogas, a vida é uma viagem”
Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: