26/01/2012

Buscando o Atlântico, onde o Riohacha – Bucaramanga, no caminho á Riohacha


De Bogotá partiremos para Bucaramanga-COL á 407 km ao norte. A tentativa é de fazer o percurso em 8 horas, pois continua na crista da cordilheira dos Andes.

                                          

Bucaramanga é uma cidade da República da Colômbia capital do departamento de Santander. Situa-se à altitude de 1.189 metros e foi fundada em 22 de Dezembro de 1622.
A princípio não temos ponte de interesse algum indicado im Bucaramanga, a ideia é de apenas descansar, pois é uma esticada longa, nem tanto distância, mas muito mais tempo e tensão nestas estradas estreitas e mal conservadas.

                  Pode não estar vendo, mas aqui tem estrada, e que estrada
             

Descansados, rodas na estrada, e agora para Riohacha.
Iniciado o último trecho ruim da América do Sul, eu acho, faremos em 13 horas, os 630 km em direção ao Mar. É Uma descida 2 vezes maior comparada á nossa descuidada, São Paulo á Santos. Está certo que a nossa são 70 km e aqui, na Colômbia é mais diluído em 630 km mas a situação das estradas assusta.
Falemos de Riohacha:

                               
Riohacha, chamada em Wayuunaiki (língua indígena local), "Süchiimma", é a cidade mais setentrional da Região do Caribe da Colômbia, capital do Departamento de La Guajira, localizada a 1.486 quilômetros ao note oriental da capital do pais e a 160 quilômetros al norte oriental de Santa Maria. Com uma população de 202.559 habitantes (DANE 2009), é uma das cidades pós-hispânicas mais antigas da Colômbia e da América fundada em 1545. Em 1596 foi atacada pelo pirata inglês Francis Drake (Um herói morto por dor de barriga). É um porto na desembocadura do Rio Rancheria.
    
Uma das curiosidades que a história não conta é a terrível morte por disenteria (diarreia) do famoso pirata El Draque. Sir Francis Drake, Vice-almirante e Cavaleiro da Rainha Elizabeth I,  foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo entre 1577 a 1580. Herói para os ingleses, e pirata para os espanhóis teve sua cabeça á premio, US$ 6,5 mi, nos dias de hoje, oferecidos pelo rei Felipe II, da Espanha. Muitas historias de piratas no Caribe incluem El Draque (O dragão).

        

    

 Os textos aqui constantes foram em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: