16/01/2012

Porto e Anexos – Cabrália, dizem que é onde de Pedro tropeçou


Hoje exploramos o lado Norte. Fomos até Santa Cruz de Cabrália. Cabrália faz divisa com Belmonte ao norte (para chegar á Belmonte é necessário atravessar de balsa) e Porto Seguro ao sul. É próximo a Porto, 18 km, e no caminho avistamos cerca de 8 praias muito movimentadas, dentre elas praia Coroa Vermelha (os livros declaram que é o local da primeira missa no Brasil) e praia da Reserva (tem uma reserva Pataxó). Seguindo o mesmo esquema de pontas e enseadas de Porto Seguro (é a mesma praia, contínua e muda de nome conforme a curva ou o rio próximo).



Achamos uma praia muito simpática em Cabrália e lá aportamos. Seu nome é Arakakaí e é muito tranquila com pedras e mariscos a sua frente visível apenas na maré baixa. Devido a estas formações rochosas, por toda a praia, e uma grande extensão á frente, o mar fica com diversas tonalidades de verde, e conforme a maré sobre estas cores vão se alternando (coisa realmente maravilhosa).
Com um pessoal muito hospitaleiro, como sempre, ficamos a vontade em um aglomerado de coqueiros não necessitando nem de guarda-sóis. Pra variar, só um pouco, tomamos muita cerveja e almoçamos um peixinho que estava fora de série.


Depois de tanta cerveja, quer dizer, tanta comida, não resistimos a uma soneca nestas sombras de coqueiros.


Fato Histórico:
Sua baía, por séculos chamada de Terra de Vera Cruz e atualmente de "Cabrália", é o local de chegada das caravelas dos portugueses por ocasião do descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, detentora do marco da 1ª Missa Celebrada em terras brasileiras "Coroa Vermelha".
Obs.: Está escrito, mas não vi, não tirei foto, não estava lá e não confirmo. "Só sei que foi assim".
Refeitos, voltamos para a pousada, afinal ainda tem a noite. 

Mais fotos em www.facebook.com/derinarde Santa Cruz de Cabrália



0 comentários: