11/01/2012

A vida real II – Em MUCURÍ-BA


Nada aqui lembra a vida daí. Muito sossego e paz. Quer dizer, neste momento uma perua Kombi, com alto falante no teto chama a criançada: -“Atenção criançada, peça pro papai, peça pra mamãe, churros recheados com chocolate e doce de leite, aproveite, é uma delícia. E temos também algodão doce”. Não sei se a criançada é daqui mesmo, se é de fora ou ambos, mas a Kombi ficou cercada.
A Kombi foi embora e a chuva chegou. Aquela chuva que trouxemos de São Paulo. Ela mesmo, chegou. Forte  e com cara de quem não vai embora tão cedo. Vamos ver.
Aqui fotos de nossa vista: Acordar com o mar na janela é difícil de acostumar.

Mais fotos em www.facebook.com/derinarde Mucurí

Apesar da chuva está bem quente e abafado. As 18h30min a chuva parou e ficou mais abafado ainda. Demos uma volta pelas redondezas e a impressão é que estão esperando o povo do verão chegar.
As 21h30min chegamos do centrinho. Igual a qualquer centrinho de praia. Muito artesanato, muita comida, tererê e tatuagens. Pouca gente, diga-se de passagem. Como disse, esperando a alta temporada.
A praia:
Vejo Mucuri como uma longa praia. A Faixa de areia tem uns 12 metros de largura enquanto o mar avança sobre ela. Calculo uns 12 km de comprimento em uma suave curva que perde-se no olhar. Alguns quebra-mares foram colocados na areia, nas proximidades onde estamos, na tentativa em vão de segurar o mar que avança e derruba tudo em seu caminho de vai e vem.

O povo:
Na verdade não vimos nativos até o momento. Em dois dias de estadia o que mais ouvimos é “UAI SÔ”. É impressionante a quantidade de mineiros nessas redondezas. A maioria do comércio, pousadas, casas de aluguel, moradores e visitantes veem de Minas. Muitas placas de carros e ddd de anúncios tem 031 (código de minas) anotado. Belo Horizonte é aqui. Se não tomarem cuidado, em breve um plebiscito fará Minas Gerais ter praia.

A chuva cessou e hoje, quarta , fomos para Nova Viçosa-BA, distante 28 km de mucuri. A cidade tem características muito parecidas com Mucuri. Já a praia, por ser uma baía, tem águas calmas e sem ondas. Ficamos na areia tomando umas cervejas até as 14horas quando nuvens escuras começaram a se formar para o lado de mucuri. Como já estávamos com fome juntamos tudo e fomos procurar um local para comer. Encontramos um servi-servi (nome regional para self-service, comida por quilo) e comemos bem uma comidinha regional a base de carne de sol e aipim, uma delícia.


Mais fotos em www.facebook.com/derinarde Nova Viçosa


Demos uma volta pelo centrinho, uma linha reta de única avenida cheia de lojinhas, uma pracinha com mais lojinhas e acabou. Voltamos para Mucuri sob chuva intensa. A chegada á Mucuri lembrou o filme “Piratas do Caribe” e nosso carro parecia uma caravela, Que bom que a pick-up é alta e 4x4.
Aproveitando aquela chuva, lá fora, fizemos uma sessão de cinema no quarto. Levamos vários DVDs e assistimos no notebook (Obrigado aos Gates e Jobs desse nosso tempo).
Ao cessar a chuva bem depois do fim do filme, ah o filme, “Substitutos” com Bruce Willis, saímos para passear. De posse do notebook entramos em uma lanhouse para tentar fazer estas postagens, internet que nada. Internet via rádio, devido a chuva, a cidade estava sem comunicação desde cedo, informou o garoto. Então não nos resta alternativa, vamos comer.
A janta foi a base de acarajé, carne de sol no palito, aipim e cerveja, muita cerveja. Aqui tem uma grande vantagem á São Paulo, chove, mas continua muito calor, e por falar nela... A chuva voltou e, voltou forte, com vento e relâmpagos. Chovia lá fora, mas aqui dentro estava seco, quer dizer não tão seco porque tinha cerveja.

1 comentários:

CENTRINHO RRSRSR, MORAMOS NA CIDADE QUE VCS VISITAM RSRR
SERÁ QUE QUER TROCAR??