13/01/2012

Muita chuva, vamos á um Porto Seguro. – Porto e Anexos


Porto Seguro é uma cidade muito grande territorialmente. Os Lugarejos, vilas e praias de Porto estendem-se por quilômetros e seus nomes são conhecidos aqui no sudeste, como por exemplo: Arraial d´Ajuda, Trancoso, Cabrália, Caraíva, Recife de Fora, Mutá e assim por diante. Decidimos começar por Arraial D´Ajuda. Saímos por volta das 8h30min em direção á balsa ( via balsa nosso trajeto é de 2 km a um custo de 14 reais. É possível também ir por estrada. É boa estrada estadual porém o trajeto aumenta em 35 km). Atravessamos o rio e mais uns 13 km estávamos no centro de Arraial. Paramos para umas fotos e praia.



Mais fotos em www.facebook.com/derinarde Arraial d´Ajuda.

Lá ficamos até as 4 horas. Depois de muita cerveja, porções de peixe (dourada do mar) fritinho, crocante, como estou sofrendo (quando voltar tenho regime a fazer, agora... dobrado).
Chegando á pousada descansamos um pouco e bora para a passarela do Álcool. Desta vez não bebemos nada a não ser agua, sucos e refrigerantes, afinal a praia, somente a praia é culpada, nos fez tomar muita cerveja. Jantamos algo leve tipo arroz, feijão, frango grelhado e uma saladinha para compensar o abuso do almoço. Voltamos as 11 horas para descansar um pouco. 11 horas parece tarde mais tinha muita gente chegando neste horário. Na pousada ouvimos o pessoal chegando, as 2 horas, as 3 e 15, as 4 e meia e até as 5 e quarenta. Infelizmente para mim, acordei todas as vezes, mas faz parte.

A segunda etapa foi Trancoso. As vias de acesso são as mesmas que Arraial. Trancoso fica depois. Precisamos obrigatoriamente passar por Arraial. Cidade igualmente bonitinha, com casinha que parece de anões, aquelas que desenhávamos no caderno quando criança, uma portinha, uma janela, chaminé e as vezes uma cortina, igualzinho, coloridas e coladas uma nas outras. Fotos da cidade histórica, muitas lojinhas, muitas excursões e praia. Visitamos a praia dos Pescadores e Rio Verde. Na verdade, a praia é muito extensa, porém diferente das demais, tem muitas curvas e cada barriga ou enseada tem um nome diferente. São muito badaladas, muita gente, muita musica e muito comes e bebes.

Mais fotos em www.facebook.com/derinarde Trancoso

Decidimos voltar para Arraial. Fomos para a praia de Taípe. Também muita badalação. Aqui turista é tratado como turista mesmo, com pompa e mordomia. Só falta te servirem na boca. Na praia tem Massagem, tem baiana lendo a mão, tem repentista más até o momento o que não vimos por estas paradas é pedinte e mendigo. Quer dizer, nas praias pois vi sim, na fila da balsa, nos demais locais eram todos muito prestativos na esperança de uns trocados. Guias, estacionamentos e quaisquer serviços que precisar, mas bastava um não que sumiam e te deixava sossegado.


Mais fotos em www.facebook.com/derinarde Arraial D´Ajuda - Taípe

0 comentários: