29/03/2012

Saga Derinarde V – Natal e tradições




Festas tradicionais ainda estão em moda,  ainda bem, e dentre elas o Natal traz-me lembranças de quando tinha 3 a 4 anos de idade.

                            

Algumas se destacam e repassarei aqui, embora nem sempre tenham ligações montam um bocado da personalidade que tenho hoje.
Certa manhã, ainda meio acordado, meio dormindo, pés descalços pijama de flanela com tema de bichinhos, fui para o quintal.
                                   
Bem o quintal...
Um corredor de metro e pouco de largura por 4 ou cinco metros de comprimento, saído da porta lateral da cozinha e terminando na porta frontal da garagem.
No chão de cimento queimado (ninguém punha fogo no chão, é a maneira de falar que o cimentado era muito lisinho).

                               
Era 25 de Dezembro, dia de natal. Calculo mnhã, mnhã (estou pensando) que tinha de três anos e pouquinho, já que sou de Setembro, é o quintal era o que qualquer criança na minha idade jamais viu, jamais sonhou, jamais imaginou, mas sempre desejou.

   

Naquele cimento queimado marcas arredondadas em forma de ferraduras.. .(stress). Ahhahahhhh..... (pausa).  Imagina, vou repetir, IMAGINA o “QUÊ” isso faz na cabeça de uma criança de três anos de idade? 

                                  

Foi a coisa (a mentira, fantasia, chame do que quiser) mais gostosa, mais deliciosa, mais, mais, mais que já tive até os dias de hoje.
Gentemmm....., “As Renas do Papai Noel” ficaram no meu quintal enquanto... não lembro, não tenho a mínima ideia se ganhei algum presente aquele ano, quer dizer, lembro sim, ganhei o melhor presente da minha vida, e que tenho em minha mente até hoje, “Eu vi as marcas das patas das Rena do Papai Noel”, tem ideia o que é isto?

                                

Não sei explicar a dimensão da fantasia na formação da personalidade, mas sei, por experiência própria que isso marca, e marca muito.
Mamãe, Papai, Vovós cultivem isso, vale muito, muito a pena.

Mudando de assunto, dentro do tema, fui uma vez com Pai e mãe na cidade. Olha 1964, ir para a cidade, não era pegar o metrô e pronto, tinha certa dificuldade. 

  

Bom, além do ónibus cheio fomos para uma loja cheia. Não sei se era “Armarinhos Fernando” , mais era o estilo (Para quem não conhece: É uma loja, que tem tudo,  mais do que você imagina, é barato, nem sempre tem qualidade, más é muito popular), e lá escolhemos o meu presente, “uma bicicleta”, urhuh...

                                    
Embrulhado,enfrentamos a guerra da volta.
Paramos na  Casa Palma, (casa comercial, referencia na cidade Adhemar) e lá
ficaram ,a minha bicicleta de banco Branco e os presente dos irmãos.
Bem, apesar de ter escolhido, ter ido junto comprar, quem trouxe os presente para casa, foi ele, o Papai Noel, tenho certeza disso.

                                    





Não use drogas, a vida é uma viagem”

Á Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/         

0 comentários: