15/03/2012

Meu vizinho João


Hoje contarei um pouco sobre meu vizinho João.


Dia desses comentei sobre João no post “Para onde vão os Amigos”, relembrar em http://www.derinarde.com.br/2012/02/para-onde-vao-os-amigos.html .

João tem quarenta e poucos anos,  tem uma banca de doces e salgados na calçada em frente ao café, e isso já tem vinte anos. Ele até fez festa em comemoração.



João é mineiro de Caxambu, bom de prosa como qualquer mineiro. Camarada "mes".
João veio para São Paulo desgostoso da vida que lá em Caxambu tinha.
Com 17 anos, João, sofreu um acidente perdendo as duas mãos. Uma das mãos foi implantada, mas movimentos não readquiriu. A outra perdeu-se e pouco abaixo do cotovelo sobrou-lhe um toco do antebraço que me deixa envergonhado pelo que ele faz e eu com as duas não.





João fez a reabilitação, trabalhou em feiras, na rua, lutou mesmo.
Um dia, com esforço e ajuda, montou uma barraquinha de doces e salgados, metade da que tem hoje, diz ele.



João trabalhava muito, chegava cedo, saia tarde. Corria nos atacadistas, mas tinha que ser rápido para não deixar a freguesia esperando.
Nesses vinte anos brigou com a escola que de sua frente queria tirá-lo, brigou com a prefeitura e todos os que contra ele estava.
João lutou apenas pelo direito de trabalhar.
João não queria regalias, não queria privilégios, não queria caridade.
João queria apenas trabalhar.  Apenas o direito de trabalhar.
Nesses vinte anos João conquistou sua clientela, seus amigos, sua dignidade.
Nos períodos de férias, quando o colégio fica vazio e a calçada mais tranquila João tira férias e se ausenta, é um tal de gente que vem aqui no café perguntar do João ou do tio João, ou ainda do tio da banca. Ele faz muita falta quando não está por aqui.



Sua maior diversão enquanto está por aqui é tirar sarro dos corintianos, palmeirenses e santistas seus amigo. Como bom São Paulino, torce o nariz quando seu time perde e esses mesmos amigos veem em sua banca, as vezes, só para fazer “chacota” de seu time.



João é uma pessoa alegre.

João é uma pessoa que superou o que a vida lhe apresentou e continuou. Sempre alegre.
João tem uma grande história de vida. Uma verdadeira história, mas a mim que chegou agora, que viu muito pouco, gostaria apenas de apresentar a vocês o meu vizinho, João.


Não use drogas, a vida é uma viagem”

Á Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/         

1 comentários:

Deri, convida o João para ir para o Alaska com a gente.