09/03/2012

Contornando o Golfo


Dez horas e novecentos quilômetros depois, contornando o Golfo do México em direção ao norte encontraremos Poza Rica-Mex.

      

Poza Rica (formalmente: Poza Rica de Hidalgo ) é uma cidade no estado mexicano de  Veracruz . Seu nome significa "piscina rica", porque era um lugar conhecido por sua abundância de peixes. 

      

No século passado foi descoberto óleo (petróleo) na área, e sua intensa extração resultou no declínio da exploração e as atividades de perfuração, mas há muitas instalações petrolíferas.

        

Faz fronteira com os municípios de Papantle, Tihuathán e Coatziltla , e fica na Rodovia Federal 180 . A zona arqueológica de El Tajím está localizada a aproximadamente 15 km a partir de Poza Rica. A área é intensamente tropical, com duas praias populares dentro de uma hora, Tuxpan e Tecolutla , e 40 minutos, Cazones. Cidade do México dica a cerca de 220 ​​km a partir de Poza Rica. 

             

Diferente da maioria das cidades mexicanas, que não tem prédios antigos, porque é uma nova cidade fundada oficialmente em 20 de novembro de 1951. Por esse motivo, tem arquitetura contemporânea, com ruas bem alinhadas e projetado com um olhar moderno. Enquanto a indústria do petróleo é forte entre a paisagem industrial em Poza Rica, a cidade também tem uma grande variedade de outras indústrias. Como uma das cidades maiores e mais populosas em Veracruz, Poza Rica é um importante centro industrial e comercial, e uma central de várias linhas de transporte rodoviário. A cidade tem visto recentemente um grande crescimento, com vários centros comerciais abrem ao redor da cidade. A cidade tinha uma população oficial de 174,512 habitantes e o município tinha 181.438 no censo de 2005. No entanto, a Poza Rica área metropolitana, que inclui os municípios de de Papantle, Tihuathán e Coatziltla  , mostrou uma população total de 458.330 habitantes.

            

Separada apenas por uma barreira natural, a Laguna de Tamiahua, assemelha-se a uma espécie de arco curvo no pontomais oriental e é chamado Cabo Rojo, de onde as prais começam com uma barra muito extensa que se achata a medida que descem de norte para o sul.

           


Não use drogas, a vida é uma viagem”

Á Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/         

0 comentários: