02/07/2012

Cidadania – Sem Crime


                                                 
Esta semana, no facebook duas fotos postadas o compartilhadas me chamaram a atenção e discussão.

Uma delas era a chamada para redução da maioridade penal e outra de um carro muito mal estacionado, ocupando duas vagas de deficientes.

Ao mérito:
A maioridade penal, também conhecida como idade da responsabilidade criminal, é a idade a partir da qual o indivíduo pode ser penalmente responsabilizado por seus atos, em determinado país ou jurisdição.
A maioridade penal não coincide, necessariamente, com a maioridade civil, nem com as idades mínimas necessárias para votar, para dirigir, para trabalhar, para casar, etc.
Regime legal para jovens infratores (não-penal) – Em outros países, a legislação estabelece procedimentos e penalidades administrativas ou "medidas socioeducativas" para crianças ou adolescentes em conflito com a lei, situados abaixo da maioridade penal. É o caso, por exemplo, de três países da América do sul: Brasil, Colômbia e Peru, que adoptam esses procedimentos não-penais para jovens entre 12 e 18 anos.
                    Foto 
Das vagas para Deficientes: Art. 3º Os veículos estacionados nas vagas reservadas de que trata esta Resolução
deverão exibir a credencial que trata o art. 2º sobre o painel do veículo, ou em local visível para
efeito de fiscalização.
Art. 4º O uso de vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência e com
dificuldade de locomoção em desacordo com o disposto nesta Resolução caracteriza infração
prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB.
                   Foto: Quando a estupidez supera todos os obstáculos. Que me diz ?

O nosso código penal, diria vovô código penal, foi escrito em 1940, na gestão do Presidente Getúlio Vargas e depois disso sofreu alguns remendos “meia boca” e sem muita discussão.
Convém acompanharmos, pois está em discussão e formatação o novo. Um número grande de advogados, juízes, em suma, juristas estão discutindo este novo código, e em breve levarão ao congresso.

                                    
É muito bom você acompanhar, tomar sua posição e se manifestar.
Em minha opinião a redução da maioridade penal deveria acontecer apenas depois de outras providências tomadas e entre elas a educação. Acho que não podemos inventar um equipamento para reter e recolher o leite que vai derramar, o equipamento deve ser o de evitar o derramamento e a escola é este equipamento.
O projeto de lei que corre na Câmara dos deputados eleva a verba da educação para 10% do PIB, o que hoje é de 7% mas mal chegam aos 5%.
                                   
Uma escola moderna, preparada e com ensinamentos á cidadania, profissionalizante, não só Matemática e Geografia.
Uma escola que ensine o que é certo e o que é errado, pois muito dos jovens de hoje, não só, mas principalmente os mais carentes, cometem erros sem a mínima noção de que é erro.
                                
Alguns podem dizer: “-Eles sabem muito bem o que estão fazendo”, e eu digo isso também, mas o que eles não sabem é o “porque” estão fazendo, ou melhor, estão fazendo porque foi assim que aprenderam, foi assim que sua situação e seu meio lhes ensinaram.
                                  
Pense no que passa na cabeça de uma criança que sofre espancamento e abuso, no mínimo moral de um pai alcoólatra. Ou uma mãe drogada. Ou outro parente que rouba e se prostitui.
No mínimo aquela frase coloquial: “Se todo mundo faz, eu também vou fazer” passa em sua cabecinha ainda não formada.
                               
No segundo caso, a do estacionamento da vaga de deficiente, e olhando a foto, existem pelo menos, três  irregularidades, a primeira é que o carro não tem adesivo de identificação de deficiente, as segunda é que ocupa duas vagas e a terceira é que não existe denunciante.
                               
Como em um post anterior: http://www.derinarde.com.br/2012/06/cidadania-um-crime.html, se não existe reclamante não existe o crime.
O motorista está errado?
Pode estar duzentas vezes errado com pode não estar.
Só será sabida a existência do crime, do erro, do motivo se denunciado e apurado.
A foto não diz nada.
Por exemplo: O motorista não deficiente pode, na pressa de atender uma pessoa deficiente numa emergência, ter largado o carro de qualquer maneira.
Também duvido, mas a foto continua não dizendo nada.
                    
A origem pode estar como no primeiro caso, na escola. Na cidadania ensinada na escola.
Pessoas conscientes cometem menos erros, pessoas conscientes ajudas e são ajudadas.
Nossa sociedade deveria ser mais humanista e menos jurídica.
Bem dizem que estamos evoluindo e estamos, mas como é lento.






“Não use drogas, a vida é uma viagem”
Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: