25/07/2012

Ao metre com carinho


Metre ou chefe de cozinha é a pessoa mais importante de um restaurante. É mais importante que o dono, quando não são a mesma pessoa é claro.
                                          
Nas cozinhas pelo mundo, o grande sucesso de um metre é adivinhar o tempero na medida certa para o paladar dos frequentadores e isto é muito complexo, pois tem que agradar centenas de pessoas.
                                               

Nos dias de hoje, alguns componentes foram adicionados para complicar ainda mais esta complexidade, e dentre vários vou citar três:
Calorias, Orgânico e Sustentável.
                                             

Para exemplificar usarei um produto natural, simples e fácil de acha em qualquer região: A Batata.
                                         

Começamos pelo último: Sustentável.
Não bastasse o cozimento no ponto certo, a quantidade de sal ou outro tempero é dever do metre saber se a batata foi produzida de fora sustentável, se não teve trabalho escravo ou infantil na produção daquela batata, se houve desmatamento para se plantar a tal batata.
                                     
O segundo item, Orgânico.
O tempo de cozimento da batata independe se a batata foi cultivada de maneira orgânica ou não, mas o metre tem que saber quais os adubos utilizados na cultura, quais a substâncias foram utilizadas e a origem da água para irrigação.
                                   
Por último, Calorias.
É dever de o metre servir uma porção de batatas, diet, light ou integral ao seu cliente, pois pela exigência social de hoje, as pessoas têm que se manterem magras, não necessariamente saudáveis, mas magras.
 
Fácil, não?
Para que o metre se emprenhe em deixa esta batata saborosa e não se preocupar com o nível de exigência acima, o mais fácil é terceirizar, e para isto são comprados produtos com selo de procedência e informações nutricionais. Simples, fácil e rápido.
 

Só não é barato.
Lembre-se quando comer uma porção de batatas, no seu restaurante preferido, que o quê poderia custar  quatro reais, você pagará vinte e seis reais, e não é o restaurante ou o metre que tem culpa disso.
                                     

  

 “Não use drogas, a vida é uma viagem”
Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: