30/07/2012

Cidadania- Órfãos



                                                
O Café fica em uma área da cidade considerada “nobre”. Estamos na Rua Vergueiro, no bairro do Paraíso, muito próximo da avenida Paulista, o maior centro financeiro Latino americano.
                                               
É um lugar muito bem frequentado o que chama a atenção de indivíduos que querem tirar um proveito da abundância.
Uma gang mirim, já famosa nos noticiários, é a “Gang das Meninas da Vila Mariana”. São menores, entre 12 e 15 anos, que apavoram lojistas e pedestres na região.
                  
Vieram de outros bairros, mas se estabeleceram em um terreno abandonado ao lado da Igreja Santa Generosa, ali mesmo, no Paraíso.
                      
                                           Igreja                                        Favela

Por serem menores, nada pode ser feito, nem mesmo pelas autoridades policiais.
Certa vez foram detidas e levadas ao conselho tutelar da Vila Mariana, mas bastaram 3 horas para que, literalmente, destruíssem tudo. Desde computadores á arquivos e mesas, absolutamente nada sobrou inteiro.
                     
Qual o castigo?
Nenhum.
Foram para as ruas novamente.
Outra “turminha” que tem frequentado a região também, é a de garotos, são cerca de oito garotos nesta mesma faixa de idade de 12 a 15 anos, e como o trânsito é intenso, eles aproveitam para encostar em carros com vidros abertos, principalmente com mulheres. A primeira providência dos mesmos e prender o vidro com as mãos evitando que sejam fechados, depois, como estão muito próximos das vítimas  intimam a lhes darem dinheiro e daí para frente só o pior.
                     
Sabemos que alguma coisa precisa ser feito.
Sabemos até o quê precisa ser feito, mas nossas leis são falhas, nossas autoridades são omissas, nossos governantes não se incomodam.
Existem até muitas ONGs que dizem “o que” não fazer para menores com este comportamento, mas faltam outras tantas para dizer “o que” fazer.
O problema é que eles são crianças hoje, e amanhã?
        

Para ninguém dizer que fiquei encima do muro e só critiquei, tenho a ideia que estes menores, quando infratores deveriam ser internados, mesmo contra sua vontade, em escolas muito bem preparadas, com psicólogos, médicos e educadores de primeira linha, estudarem e terem cursos profissionalizantes, e aí sim, após dar-lhes oportunidades, fazer julgamento de sua conduta.
                
                

Tenho certeza que enquanto o estado investir em cadeias e presídios, mais do que em escolas, estaremos cada vez pior.
Será que ninguém vê isso?



  


 “Não use drogas, a vida é uma viagem”
Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/

0 comentários: