02/05/2012

Longe, Pero no mucho


Conforme informei no post passado, fiz um passeio muito gostoso, econômico e instrutivo.
No sábado de manhã, saí de são Paulo, com destino á Foz do Iguaçu no Paraná.

                                 

Foram 1040 km feitos em 11 horas sem correrias ou atropelos.
Como levamos lanches, frutas e bebidas, fizemos paradas apenas para banheiro e abastecimento do veículo.
Apenas de uma cidade com uma enorme demanda turística, passamos por 2 hotéis sem vagas e o terceiro nos acolheu. Um hotelzinho pequeno, apenas 30 quartos, familiar e muito aconchegante, com uma diária de 170 reais.

                             

Tentamos jantar na Argentina, más por problemas burocráticos, ou se preferir, diplomáticos, não conseguimos entrar no país, jantamos, então, em um excelente restaurante chinês.

 

No domingo de manhã nos aventuramos ás compras. No Paraguai todo dia é dia de compra, ô comercio que não para.

  

Coisa de um km antes da ponte da amizade já começa a fila de automóveis e entre os carros, os guias. Brasileiro, Brasiguaios e Paraguaios apontando, parando, gritando, correndo, coisa de loco.
Apenas uma observação: Domingo, 10h30min não é o dia mais forte de movimento e o horário que pega fogo é 7h00min, então, estávamos  mui tranquilos.

                              

Atravessar a fronteira com o Paraguai, a não ser pelas placas sinalizadoras é o mesmo que atravessar uma rua, ninguém está ligando para quem vem ou quem vai, e fomos.
Nosso guia, Jorge (rór re), um paraguaio de seus 16 anos nos conduziu até sua pátria, não o Paraguai, mas sim, o shopping no Paraguai.

 

Meu objetivo primeiro, o qual me levou ao Paraguai foi a compra de pneus, fiquei sabendo lá, que as lojas de pneus fecham aos domingos, mas haviam 2 lojas abertas. Na primeira não tinham os pneus que queria fomos para a segunda. Nesta loja um brasileiro nos atendeu. Ele, o proprietário, teve a iniciativa de abrir no domingo, neste domingo, e estava otimista com a novidade, pois eu não era o primeiro a procura-lo no domingo.

                                           

Não lembro o nome dele, só sei que era muito comprido, informou que os pneus BF estão em falta na região e ofereceu da marca Dunlop, o que, após me informar dos preços, fechei negócio. Saiu 330 reais por pneu o que sairia em São Paulo 490.
Pneus comprados, trocados, vamos á moamba. Comprei tênis á 110, DVD á 70, iFone G4 á 400, camisetas á 12, blusas á 40 e coisas parecidas. Tudo original e de boas marcas.

 

A volta para o Brasil transcorreu como na entrada, sem paradas, sem perguntas, sem revistas.
No hotel 14h30min, nada resta a fazer, senão almoçar. Almoçamos e fomos para as cataratas.
Muito bem organizado, estacionamento e assistência constante ao turista, o parque das cataratas me surpreendeu, coisa de primeiro mundo.

  

Estacionamento com preço único, para a estadia, de 14 reais. Entrada e transporte, as quedas ficam 12 km da entrada do parque, sai por 26 reais para brasileiros e os preços diferenciam-se para latinos e para estrangeiros não latinos chegando á 60 reais.


Existem outros passeios e são contatados á parte que podem ser: rapel, arborismo, rafting, lanchas e helicópteros.

Fizemos o básico que foi muito bom. O ônibus nos leva ao início de uma trilha e começamos a descer e a cada metro o barulho e as aguas vão se mostrando. São mais de uma hora de caminhada que devido ao espetáculo você perde a noção, tanto de quanto caminhou como quanto tempo levou.



Fizemos o caminho de volta e já no hotel decidimos não sair para jantar. Ainda no caminho para Foz, no sábado, eu havia comprado alguns queijos numa das paradas. Tínhamos duas garrafas de vinho, um Cabernet e outro Merlot, comprei pães e frutas e fizemos uma ceia diferente, leve etílica o que nos agradou demais.

                                   

Na manhã seguinte decidimos fechar a conta no hotel, juntar as coisas e seguir viagem mas não, sem antes passar em Itaipu.

Quanto á organização e atendimento ao turista, cópia do parque, padrão de altíssima qualidade. Estacionamento 8 reais, passeio 22 reais. Passeios opcionais, contratados á parte. Contratamos o básico, assistimos a um filme no anfiteatro e embarcamos no ônibus de dois andares.
Como é grande isso!


Feito todo o passeio, seguimos viagem para Londrina no norte do Paraná, coisa de 500 km. Passamos na casa de meu cunhado, batemos um papo, tomamos um café e seguimos para Presidente Prudente já no estado de São Paulo. Dormimos em nosso quarto, a sim, temos um quarto em Prudente, e pela manhã seguimos para a capital.
Fizemos uma viagem, muito boa, tranquila e rápida.
Um resumo rápido: Viajamos 2400 km, fizemos compras, passeios, nos aculturamos, vimos gente e paisagens, economizamos e tudo foi muito bom, próxima troca de pneus? Me aguarde...
Eu recomendo.




“Não use drogas, a vida é uma viagem”

Á Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/         

0 comentários: