14/05/2012

De Nazca á Chimbote

                                              

No caminho de Nazca á Chimbote passaremos por diversas cidades pequenas mas não menos importante que as que cito no itinerário. Um exemplo prático é Palpa-PER.
Palpa é muito pequena e muito próxima de Nazca-PER e devido a não propaganda pouco se sabe e se fala, mas pertence ao complexo de Nazca e mesmo estando á 22km de Nazca contém diversos desenhos no mesmo padrão.

    

Como estamos  próximo do Pacífico, seguiremos para o norte pelo lado oeste da cordilheira, caminho da Panamericana Sur ou Transpanamericana como a chamamos.
A 200 km de Nazca encontraremos Pisco-PER.

  

Pisco-PER é uma cidade peruana, capital da Distrito e Província de Pisco e está localizada na região de Ica. A cidade está situada 9 metros acima do nível do Mar (a gente desce de 2.400 metros (Machu picchu) para 9 metros (Pisco), dá para imaginar?). Pisco prosperou originalmente devido a seus vinhedos e seu nome batizou o licor peruano, "o pisco sour".

  

A bebida Pisco não é vinho, é uma aguardente feito da uva, aqui no Brasil a gente chama de "bagaceira", de origem portuguesa, agora se for no sul "grappa", de origem italiana.  

         

Visitaremos em Pisco a Reserva Natural e Cultural de Paracas ( não é Caracas, é Paracas, com P). A cultura Paracas que vai de 400 a 100 a.C.(já imaginaram como isso é antigo? É antes de Cristo!), surgiu na costa sul do Peru, em assentamentos como Cerro Colorado ou Areias Brancas. Embora fossem populações de caçadores e pescadores, deram origem à cultura Nazca. Atingiu um importante desenvolvimento na arte têxtil.

                        

Ainda no caminho, Lima.

                     

Lima é a capital, bem como a maior e mais importante cidade do Peru. Situada na costa central do país, nas margens do Oceano Pacífico, onde forma uma área urbana contínua conhecida como Região Metropolitana de Lima, a qual se estende sobre os vales dos rios chillón, Rimac e Lurin, nas províncias de Lima, sua sede, e a Callao. Fundada em 18 de Janeiro de 1535, como a Cidade dos Reis, passou a ser a capital do Vice-Reino do Peru durante o regime espanhol e depois da independência do país, passou a ser a capital do Peru.

                     

Bem, 877 km e 12 horas depois que sairmos de Nazca, chegaremos á chimbote-PER.
                              
                                 

A cidade peruana de Chimbote é a capital da Província de Santa, situada no Departamento de Ancash, pertencente a Região de Ancash, Peru.
Não encontrei, na NET, nada que chame a atenção em chimbote, mas como já mencionado diversas vezes, o que nos interessa é o caminho, aqui, somente uma parada Técnca.

         

                       








“Não use drogas, a vida é uma viagem”

Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/         

0 comentários: