11/04/2012

Saga Derinarde VII – Os Avós


Puxando pela memória, vou relatar as coisas mais antigas que lembro.
Não contarei sobre as pirâmides, mais é quase a mesma época. (risos).
               
O ano deveria ser 1963 e eu deveria ter de 2 para 3 anos, foi o ano de mudança para esta casa na Cidade Adhemar.
      
Vô Luiz e Vó Izolina mudaram com a gente. Todos na mesma casa. Pequena e apertada casa.

No único quarto da casa, com os guarda roupas fazia-se parades transformando em 2 ambientes. Lado de lá ficavam a vó e o vô, lado de cá, pai e mãe, Luiz o mais velho, Nelso o mais novo e eu.
Não demorou muito pois logo a casa vizinha foi comprado por meu avô.

Ao que interessa, meus avós;
Eles eram quase nômades, um tipo cigano. Não, não liam mãos ou cartas, mas seu modo de viver era nada rotineiro.
      

Meu avô, pedreiro de mão cheia, comprava um terreno ou uma casinha, construía ou reformava tudo , vendia e partia para a próxima.
  

Minha vó, acho que isso é com toda vó, não é mesmo? Um doce. Por causa dos netos ela assumia culpas, mentia, escondia, fazia. Ela era uma fábrica de novidades. Não existiam pedidos de netos que não fossem atendidos.
 

Bem voltando á casa, ou melhor á casa do vizinho que agora era de meus avós, começaram-se as reformas e com elas nosso parque de diversões. Caixa de areia, mangueira de agua aberta o dia todo, portas e janelas para passar e pular e muito mais.

 

Terminada a reforma, e a pedidos da vó, sobrou um cordão umbilical entre as duas casas.
Como eram geminadas, parede com parede, de cozinha á cozinha, foi colocado um cano de, sei lá, uma polegada, uns 3 centímetros de largura e a extensão de uma parede, uns 20 a 25 centímetros. 

 

Por lá conversávamos com ela, recebíamos, doces e balas. Quantas vezes foram flagrados, os pequenos, com a boca colada no tubo, ou pedindo ou recebendo. Quanta saudade.

                                  

Com já disse, eles não eram de ficar parado, logo se mudaram. Foram para uma casa próximo dali. Era quase um sítio, com muitos bichinhos entre porcos, galinha e até bode, mas essa é uma outra história.




Não use drogas, a vida é uma viagem”

Á Os textos aqui constantes forada dm em parte ou todo coletados na internet.  http://www.google.com/ http://www.wikipedia.com/         

1 comentários:

Ai Deri, só você mesmo... as casas são geminadas e não geRminadas. GeRminadas são as sementes... rsrsrs