29/11/2011

Primeiros Tropeços - Meu roteiro



Recebi "meus paises" com uma mistura de entusiasmo e receio, ansiedade e decepção, explico:
Lendo Panamá lembramos do canal, cidades turísticas, propaganda na TV, é tudo lindo, terra alegre, "caliente" e essas coisas. Depois, bem depois entramos num "misere" que dá dó. Costa Rica. De rico só o nome. Acho que só pirata gostava de Costa Rica. Nicarágua. Nicarágua? Nicarágua lembra golpe militar, povo oprimido (até parece que nunca teve isso aqui). Honduras, Zelaia, mais golpes e por aí vai. É sim preconceito, puro preconceito. Sabe que são nos paises mais pobre do mundo que estão as mais belas dádivas da natureza. Não que nos paises ricos não tiveram, é que nestes os ricos, ou foram destruídos ou foram modificados. Nos pobres não. O acesso é difícil, é caro e são remotos.
Comecei então por uma reta. Percebem que recebi uma tripa? O início foi nas terras de Gandalf, ops, Elfos, nada disso, Darien Gap. A estrada é uma ret, pelo menos no mapa, só no mapa. É a tal Carretera Panamericana e começa na floresta e se estende até a cidade do Panamá. Perceberam o problema? Não? Explico. Estamos desembarcando da Colômbia em Colón-Panamá, na entrada Atlântica do canal do Panamá e, fica no meio do Panamá. Ah, o "mapinha".













De Colón até Darién Gap são quase 300 Km, e isso vou colocar pro pessoal decidir. Ou vamos até Darién e retornamos ao Panamá ou seguimos para o norte, nesse caso, quase norte, diria até... oeste ("west" como diriam os gringos), parte mais ocidental. Ficou bom.
O que ajuda a convencer à ir para Darién é o caminho, mata fechada, nada povoado, lago Bayano (nada haver com nosso nordeste).                          Darién Gap


                                                                Lago Bayano
Santa Fé
Babita de Perro
Temos uma reunião de alinhamento já para Dezembro e lá colocaremos estes e outros assuntos que assim que definidos postarei aqui.
P.S.:  Acabo de receber meu notebook. "isso que é online realtime"

0 comentários: