15/04/2015

Racionalização – Uma empresa de Água

  Enfrentamos a maior crise hídrica no sudeste e não é de hoje. Em agosto de 2012 publiquei nesse blog (http://www.derinarde.com.br/2012/08/minhas-ideias-malucas.html) a ideia de uma empresa para amenizar esta situação e consiste em:
Eu tenho um sonho de um dia existir uma empresa que consiga reunir engenheiros e arquitetos para promover a racionalização da guarda e reutilização da água de chuva.
Em qualquer edificação existe uma área para receber a água da chuva, seus telhados e quintais e outra área para armazená-la, o subsolo.
Até aí, nenhuma novidade para os dias de hoje, mas repito, falei isto desde 2012.
Vamos lá.
Está empresa fará o projeto de duplicar os dutos de subida e descida dessa água, bombeamento e armazenamento para ser utilizada nos tanques, maquinas de lavar e descarga. Se houver condições, tratamento para solubilidade.
Os “pulos do gato”:
a)      Uma frente de casa, em geral tem sete metros, se edifício este valor triplica ou é de até mais, porém nesta área de sete metros, sob a calçada é possível armazenar muita água. Em um cálculo básico, de 7x2x5(comprimento, largura e profundidade) guarda-se setenta mil litros de água.
Em uma rua pequena de oitocentos metros, poderão ser armazenados um milhão e seiscentos mil litros de água.
Em um quarteirão, bilhões de litros. Será que a Sabesp não compra isto?
b)      São obras baratas e no primeiro ano de chuva o empreendimento estará totalmente pago, inclusive a empresa.
c)       Existe lei municipal que obriga as companhias que utilizam postes e fios aéreos de fazer o enterramento, seriam estes os grandes parceiros?
O quê nós temos que ter em mente, é que estamos entrando na primeira década de seca, vai ficar pior.

0 comentários: